Tipos de pedras
Ladrilhos
Pedras Tipos de pedras Mármores
Embora a estandardização fácil a empresa tem a capacidade de total orçamento , Granitos cliente.
Os revestimentos exteriores, Projetados com espessuras a partir dos 3cm. A fabricação à medida é uma mais valia da empresa, e a orçamentação é rapidamente executada para cada caso.
Faixas
Ao contrário dos ladrilhos, que são elemento basilar em qualquer obra de pavimentos ou revestimentos, as faixas surgem como elementos decorativos que complementam uma obra de pavimentos. Frequentemente definidas com entre 10/20/30 cm de largura, é usual que não seja definido um comprimento obrigatório na produção de faixas, optando-se antes pelos “comprimentos livres”.
Chama-se cabouchonts a toda a pedra cortada em dimensões muito pequenas com o objetivo de ser aplicada na região de 4 ladrilhos. Com dimensões regulares entre os 5x5cm, 7x7cm, 10x10cm ou os 12x12cm, os cabouchonts podem ser quadrados, redondos, losangos, ou de qualquer outra forma que se queira.
Lambris e Perfilados
Muito decorativos, os lambris são peças que dão um toque especial aos revestimentos.
Trabalham normalmente ao redor das paredes de determinada divisão da obra e aproximadamente nos 85 cm de altura ou em remate superior do *ado. Mais simples ou mais trabalhados, cravados ou perfilados, o Linje° limite a estas peças decorativas e a imaginação.
Peças Casadas
A execução de trabalhos com peças casadas é possível em materiais com vergada, com veios ou com maior movimento. “Casar a pedra natural” parte de uma regra principal que é a de fazer com que a vergada do próprio material se encontre na junção das diferentes peças cortadas, formando esplendidamente um ‘desenho” ou transmitindo a ideia de uma ‘peça inteira”. Estes projetos são tipicamente chamados de trabalhos em Livro Aberto e requerem, entre outros preparativos, polimento próprio e em ordem diferente da habitual.
Tradicionalmente executados em material a 3cm de espessura, os tampos e as bancadas são peças indispensáveis a qualquer construção. Não é, porém, obrigatório trabalhar com materiais a 3cm de espessura e, embora nem todos os materiais tenham resistência para tal, a escolha de bancadas e tampos a 2cm de espessura é, sempre, uma escolha mais económica, e algumas vezes uma escolha com prazos de entrega mais curtos. Porque a Pedra Natural é um material muito utilizado em bancadas de cozinha e tampos de casa de banho, têm-se desenvolvido, ao longo dos tempos, inúmeras hipóteses de acabamento de cabeças, ou seja, inúmeras soluções diferentes de perfis possíveis para o rebordo destas peças. É sempre aconselhável que estas peças sejam tratadas com um impermeabilizante/selante, que evite a absorção de água ou de outros produtos (perfume, champoos, detergentes) e as consequentes manchas que tanto descaracterizam a escolha perfeita de um tampo em pedra.
Trabalhos a Jato de Água
Uma máquina de corte a jato de água é, como o nome indica, o equipamento que corta a pedra natural através da emissão de um jato de água a alta pressão. Este jato é totalmente controlável em duas dimensões, e tem permitido ao sector das rochas ornamentais cortar motivos minuciosos com uma precisão nunca antes alcançável.
Lareiras
De acordo com a sua preferência, uma lareira pode ser mais moderna com traços retos e esquadriados, ou mais tradicional.
Qualquer que seja a obra que tem em mãos, a Pedra Natural é sempre uma ótima solução. As lareiras são sempre peças feitas à medida e de acordo com desenhos e ideias previamente projetados.
Degraus
Escadas são compostas pela peça base, o Piso, e pelo espelho do degrau, vertical, que pode ser revestido também a pedra ou simplesmente pintado, forrado, etc. Na projeção de uma escada ou de uma escadaria em pedra, uma das primeiras decisões a ser tomada é acerca da existência/inexistência de espelhos em pedra.
Os Banheiros podem sempre, ter o pavimento em pedra, muitas vezes no mesmo material escolhido para o revestimento da divisão. Quer se opte pela pavimentação da zona húmida com ladrilhos, quer se prefira a fabricação de uma peça inteira, a escolha da pedra natural é sempre uma escolha adequada, que acaba com os problemas dos banheiros com medidas standard. É seguro que estas peças sejam projetadas e realizadas em acabamentos antiderrapantes, como o bujardado, o escovado ou o flamejado, entre outros.
Lavatórios, Bacias e Banheiras.
Feitas totalmente à medida, estas peças devem possuir todos os elementos necessários à boa função que executam pelo que é sempre projetada com furação para canos, profundidade suficiente para o escorrimento da água, etc. Com o intuito de tornar este tipo de peças mais acessíveis e de possibilitar a execução de peças de grandes dimensões, hoje se projetam muitos lavatórios e bacias que, apesar de não serem produzidos a partir de um bloco de mármore ou de granito, dão a perfeita imagem de uma peça inteira esculpida a partir da matéria prima. São verdadeiras obras de arte alcançadas através de pequenos cortes, colagem e acabamentos minuciosos. De uma beleza extraordinária, este tipo de soluções torna um banheiro um espaço único e muito atraente.
Centros e Medalhões Decorativos
Ideais para a decoração de pavimentos, estas peças requerem sempre uma fabricação da parte de quem tem a experiência e o conhecimento. Mais arrojados ou mais simples, os medalhões em pedra necessitam de uma produção perfeita e de ensaios do conjunto, para que as várias peças que compõem o todo venham a produzir o efeito desejado, sem diâmetros mal calculados nem alinhamentos imperfeitos.
Capeamentos e Capitéis
Colunas, pilares, cantarias simples ou mais complexas, tudo executado com a maior perfeição que garante a qualidade constante da Pedras Rebouças.
Mármores O Mármore é uma rocha metafórmica originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Por este motivo, as maiores jazidas de Mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. No Brasil, as maiores concentrações de mármore estão no Espírito Santo, sendo este também o maior produtor de rochas ornamentais do país.
Material
Granito e Mármore são matérias provenientes da natureza, portanto, sujeito a variações de cor veios ou manchas. Consequentemente, duas peças nunca serão exatamente iguais.
Além da aparência, suas indicações de uso também são diferentes em função de sua composição.
(O Granito é uma rocha magmática composta de quartzo, mica e felspato, com dureza acima de 6 na escala Mohs , enquanto o Mármore é o nome de qualquer rocha carbônática ou de origem sedimentar , composta de calcita ou dolomita, com dureza 3 , o que o toma mais macio e menos resistentes a riscos).
Limpeza Nunca limpe mármore ou granitos polidos com agua sanitária, acido muriático ou qualquer outro material corrosivo.
deve-se utilizar apenas pano úmido, e se necessário, detergente neutro incolor.
Qualquer substancia colorida derramada acidentalmente sobre a pedra deve ser imediatamente enxugada com pano absorvente. em alguns tipos de mármores e granitos polidos, existem pequenas “porosidades” próprias do material, portanto a lustração não será 1000/0 “fechada”, logo estarão sujeitos a maior incidência na penetração de líquidos.
Os maiores inimigos do granito e do mármore são produtos oleosos, portanto, procure sempre limpar com a maior brevidade possível(principalmente os materiais mais sensíveis) .
Tipos de acabamentos e aplicações Polido – acabamento com lustração(partes internas). Flameado – acabamento a base de fogo(partes externas). Apicoado – acabamento a base de impacto “martelado(partes externas). Levigado – acabamento semi-polido (partes externas e internas). Bruto – material “in natura”(partes externas).